Serviços

Sanitização química preventiva à COVID 19.

Sanitizantes são um tipo de desinfetante que reduzem o número de agentes patógenos a um nível relativamente seguro. O uso de sanitizantes ajuda a manter a presença dos microrganismos no ambiente sob controle, combatendo o risco de contaminação cruzada e evitando a transmissão de doenças.

Mas do que são feitos os sanitizantes? E o que realmente significa desinfecção? Esse processo elimina todos os microrganismos presos a uma superfície?

O que significa desinfecção.

A desinfecção é um tratamento higiênico que elimina os patógenos presentes em um objeto ou superfície através do uso de produtos físicos ou químicos, chamados de “sanitizantes”.

O procedimento erradica todos ou quase todos elementos poluentes que representam ameaças importantes à saúde pública, como vírus e bactérias.

Higienizar (desinfetar, sanitizar) e limpar, mesmo que algumas vezes sejam usados ​​como sinônimos, não são os mesmos. A limpeza é uma medida básica de saneamento que nos ajuda na remoção de partículas de sujeira perceptíveis e na redução de microorganismos inofensivos ou materiais contaminantes, como sujeira e graxa.

Embora os produtos de limpeza contenham propriedades com ação mínima, os desinfetantes incluem maiores concentrações de:

  • Hipoclorito de sódio.
  • Sal quaternário de amônio.
  • Triclosan.
  • Soluções de iodofor.
  • Ácidos peracéticos.
  • Dióxido de cloro.
  • Glutaraldeído.

Produtos de desinfecção devidamente certificados podem ser usados ​​em superfícies de contato com alimentos e, diferente dos produtos de limpeza, seu uso deve ser complementado por instrumentos especiais como equipamento ULV ou máquina de desinfecção – para melhorar a eficácia de sua aplicação e evitar riscos resultantes de sua manipulação.

Como é realizado um procedimento de desinfecção?

Muitos produtos sanitizantes podem ser facilmente adquiridos em supermercados ou centros de distribuição especializados, mas isso não significa que sua aplicação seja segura sem o devido conhecimento.

Um protocolo de saneamento bem-sucedido começa com o equipamento necessário para o manuseio de substâncias químicas e o certificado do governo que exige regulamentação para essas atividades.

Fale conosco pelo nosso whatsapp